RECEPTÁCULO DO CONHECIMENTO

Senda do Conhecimento

3- RECEPTÁCULO DO CONHECIMENTO


O aprendiz deve ser capaz de, a cada momento, fazer de si mesmo um recipiente perfeitamente vazio para o qual um novo mundo flui.

É a exposição sem reservas e sem preconceitos de si mesmo ao que é revelado pela vida humana ou pelo mundo exterior ao homem. Se um homem aborda um fato no mundo ao seu redor com um pré julgamento trazido de sua vida até o presente, ele se fecha ao efeito silencioso e completo que tal fato pode ter sobre ele. Só constituem momentos de cognição aqueles em que todo juízo, toda crítica emitida por nós silencia.

Não importa, por exemplo, se ao encontrarmos uma pessoa somos ou não mais sábios do que ela. Até a criança mais irracional tem algo a revelar ao mais supremo dos sábios. E se este aborda uma criança com seu parecer próprio, por inteligente que seja, sua sabedoria se intromete como um vidro embaçado na frente daquilo que a criança lhe tem a revelar.

Essa dedicação às revelações deste novo mundo de conhecimento exige completa isenção interior. E quando a pessoa se examina para saber em que grau possui essa dedicação, faz espantosas descobertas sobre si mesma. Quem quer trilhar a senda do conhecimento superior deve exercitar a capacidade de, a cada momento, extinguir a si mesmo, com todos os seus preconceitos.

Rudolf Steiner

 – TIRE OUTRA CARTA DO ORÁCULO –


CONHEÇA TODAS AS CARTAS DA SENDA DO CONHECIMENTO:


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Faça um PIX para a Biblioteca:

Chave PIX - CPF: 026.322.796-07

Titular: Leonardo André Fonseca Maia

 
Holler Box

Dia 28 de janeiro - Palestra online:

Contribuição livre - você contribui se quiser

- INSCRIÇÕES - clique aqui -