AS QUALIDADES OCULTAS

Senda do Conhecimento

6 – AS QUALIDADES OCULTAS


O aluno deve desenvolver em si mesmo a capacidade de comportar-se diante das coisas e pessoas de acordo com suas naturezas peculiares, e permitir que cada uma delas revele seu valor e significado.

Simpatia e antipatia, prazer e desprazer devem ser levados a desempenhar papéis totalmente novos. Não se trata aqui do homem erradicá-los, de se embotar à simpatia e à antipatia. Pelo contrário, quanto mais um homem desenvolve a capacidade de se abster de julgamentos ou ações imediatos (reações), mais refinada se tornará sua sensibilidade. Ele descobrirá que simpatias e antipatias assumem um caráter mais elevado se reprimir aquelas que já possui. Mesmo algo que a princípio é pouco atraente tem qualidades ocultas. Isto revela-se a um homem que não obedece, em sua conduta, a seus sentimentos egoístas.

Uma pessoa que se desenvolveu neste aspecto tem, em todos os sentidos, uma delicadeza de sentimento maior do que aquela que não se desenvolveu, porque não permite que sua própria personalidade a torne insensível ao que o mundo lhe revela.

Rudolf Steiner

 – TIRE OUTRA CARTA DO ORÁCULO –


CONHEÇA TODAS AS CARTAS DA SENDA DO CONHECIMENTO:


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Faça um PIX para a Biblioteca:

Chave PIX - CPF: 026.322.796-07

Titular: Leonardo André Fonseca Maia

 
Holler Box

Dia 28 de janeiro - Palestra online:

Contribuição livre - você contribui se quiser

- INSCRIÇÕES - clique aqui -