EQUANIMIDADE

Senda do Conhecimento

7- EQUANIMIDADE


“Equanimidade: elevar-se acima do prazer e da dor em busca da essência.”

O homem torna-se independente das mudanças de impressões do mundo exterior quando cada prazer e dor, cada simpatia e antipatia não suscitam nele uma resposta e conduta egoísta. O prazer que sentimos em algo nos torna imediatamente dependentes. Nós nos perdemos nisso. Um homem que se perde no prazer ou na dor causados por cada impressão variável não pode trilhar o caminho do conhecimento espiritual. Ele deve aceitar o prazer e a dor com equanimidade. Então ele deixa de se perder neles e passa a entendê-los. Um prazer ao qual me entrego devora meu ser no momento da entrega.

Devo usar o prazer apenas para, por meio dele, chegar à compreensão daquilo que me desperta prazer. O importante não deve ser o fato de a coisa me proporcionar prazer. Eu deveria experimentar o prazer e, por meio dele, buscar a essência da coisa. O prazer deve ser apenas uma sugestão para mim de que há uma qualidade capaz de dar prazer. Devo aprender a compreender essa qualidade. Se não vou além do prazer, se me permito ser totalmente absorvido por ele, então sou apenas eu que vivo nele. Se o prazer é apenas a oportunidade para eu experimentar uma qualidade ou propriedade da coisa em si, enriqueci meu ser interior por meio dessa experiência. Para aquele que busca, prazer e desprazer, alegria e dor devem ser oportunidades de aprender sobre as coisas.

O buscador não fica embotado para o prazer ou para a dor por causa disso. Ele se eleva acima deles para que possam lhe revelar a natureza essencial das coisas. Ao se desenvolver nesse sentido, ele aprenderá que a entender o prazer e a dor são mestres. Ele sentirá com cada ser e, assim, receberá a revelação de sua natureza interior. Por esse meio, desenvolve-se no homem uma maneira completamente nova de se relacionar com as coisas.

Rudolf Steiner

 – TIRE OUTRA CARTA DO ORÁCULO –


CONHEÇA TODAS AS CARTAS DA SENDA DO CONHECIMENTO:


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Faça um PIX para a Biblioteca:

Chave PIX - CPF: 026.322.796-07

Titular: Leonardo André Fonseca Maia

 
Holler Box

Dia 28 de janeiro - Palestra online:

Contribuição livre - você contribui se quiser

- INSCRIÇÕES - clique aqui -