A Antroposofia e sua essência real


A ANTROPOSOFIA E SUA ESSÊNCIA REAL

Rudolf Steiner

Fonte: https://wn.rsarchive.org/Articles/GA034/

Publicado por: SYN – Antroposofia Para Todos no Facebook


Uma visão antroposófica do ser humano deve fornecer os meios mais frutíferos e mais práticos para a solução das questões urgentes da vida moderna e verdade deve poder juntar-se e trabalhar nas tarefas mais importantes da atualidade e promover seu desenvolvimento para o bem-estar da humanidade como um todo… devemos observar a integração entre o pensamento e a realidade objetiva, qualquer oposição a isso vai contra ao que a humanidade precisa para o avanço do seu progresso.

Rudolf Steiner


A Antroposofia não nega ou obscurece fatos da realidade

“Antroposofia – em virtude de sua essência real, não é pretendida como uma teoria distante da vida, que meramente satisfaz a curiosidade do homem ou a sede de conhecimento como um instrumento para algumas pessoas que, por razões egoístas, gostariam de atingir um nível mais alto de desenvolvimento para si, não, em verdade deve poder juntar-se e trabalhar nas tarefas mais importantes da atualidade e promover seu desenvolvimento para o bem-estar da humanidade como um todo.

É verdade que, ao assumir essa missão, a Antroposofia deve estar preparada para enfrentar todo tipo de ceticismo e oposição.
Radicais, moderados e conservadores em todas as esferas da vida, serão obrigados a enfrentá-los com ceticismo.

Pois em seus começos, dificilmente estará em posição de agradar a qualquer parte. Suas premissas estão muito além da esfera dos movimentos partidários, sendo fundadas, de fato, puramente e unicamente em um verdadeiro conhecimento e percepção do todo da vida.

O investigador espiritual, portanto, necessariamente respeitará as coisas existentes. Por maior que seja a necessidade de melhoria que ele possa encontrar neles, ele não deixará de ver, nas coisas existentes, o embrião do futuro. Ao mesmo tempo, ele sabe que em todas as coisas para “tornar-se” deve haver crescimento e evolução.

Daí ele perceberá no presente as sementes da transformação e do crescimento.

Ele não inventa nenhum programa; ele os lê fora do que está lá. O que ele assim lê se torna, em certo sentido, um programa, pois nele está a essência do desenvolvimento. Por essa mesma razão, uma visão antroposófica do ser humano deve fornecer os meios mais frutíferos e mais práticos para a solução das questões urgentes da vida moderna.

Rudolf Steiner

Super complicado um princípio básico da Antroposofia ser distorcido inclusive por “Antropósofos de longa data” por conveniência – a relação das questões atuais e a Antroposofia, principalmente por conta de suas escolhas representativas, sob a argumentação de que política e Antroposofia não se misturam. O que conduz a uma percepção estática intelectualizada de seus conceitos ou numa certa perspectiva, “a morte da própria Antroposofia”. Pois quando ela se desconecta da realidade, ela se cristaliza em conceitos estáticos no tempo (vide Ahriman).

Aqui também vai o Link do texto de Steiner para a conexão do pensamento e a realidade objetiva:

O pensamento e a realidade objetiva


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:


IMPORTANTE – AJUDE A MANTER ESTE SITE NO AR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *