A CONSCIÊNCIA OBSCURECIDA HOMEM: PADRONIZADO, DESUMANIZADO E INCONSCIENTE


A CONSCIÊNCIA OBSCURECIDA HOMEM: PADRONIZADO, DESUMANIZADO E INCONSCIENTE

Condensado de textos

Imagem: Charge de Gilmar – cartunista das cavernas, referenciando Donald Trump quando caminhou por um parque onde oficiais do governo haviam retirado à força manifestantes de seu caminho, apenas para segurar uma Bíblia no ar em frente a uma igreja como um troféu para as câmeras.


Este é um homem terrível, acenando com um livro que não leu, em frente a uma igreja que não frequenta, invocando leis que ele não entende, contra companheiros americanos que ele vê como inimigos, usando um exército que ele evitou, fugiu de servir, para proteger o poder que ganhou através da aceitação de interferências externas, explorando o medo e a raiva que ele gosta de alimentar, depois de não abordar conscientemente uma pandemia sobre a qual ele foi avisado e construindo tudo sobre uma cama de mentiras constantes e inanidade infantil. Isso não é partidário. Trata-se simplesmente de reconhecer o vácuo moral que agora finge liderar.

Robert Hendrickson – Reitor na St. Philip´s Episcopal Church em Tucson, Arizona (via Twitter)


Ahriman quer eliminar todos os vestígios e todas as possibilidades de liberdade, de uma consciência humana livre e individualizada; ele quer que o homem não seja um indivíduo, mas apenas um membro de uma espécie geral da pseudo-humanidade, que ele seja um animal inteligente e ligado à terra, um “homúnculo”.

Como indicado, Ahriman é o inspirador do tipo mais extremo de materialismo “científico”: a doutrina de que não há espírito ou alma no mundo; que a própria vida não está de fato viva, mas é apenas um complexo de processos mecânicos; que a realidade é apenas quantitativa, que não existe realidade qualitativa; até mesmo que o “ser interior do homem” seja uma confluência de forças materiais.

No nível emocional, ele trabalha nos instintos subconscientes do ser humano, inspirando medo, ódio, desejo de poder e impulsos sexuais destrutivos.

No nível mental, ele inspira um pensamento rígido e automatizado – na frase de Steiner: pensando quase inteiramente sem pensamentos, mas pensando tremendamente forte na linguagem, nas palavras literais, que facilmente se tornam palavras vazias, que por sua vez se tornam mentiras. Esse pensamento “abstrato” é desprovido de qualquer atividade consciente e atividade anímica e desprovido também de qualquer conexão real com a experiência de vida, e cria uma consciência obscurecida sem luz, cor ou imagem.

Robert S. Mason

Nota: Este é o caminho oposto à Décima Hierarquia: o Ser da Liberdade e do Amor. Porém, é uma escolha autoconsciente através da Vontade (EU), por isso livre. Cuidado para não escolher um caminho que leve ao homem padronizado, robotizado, com as forças do coração e sentimento humanitário enfraquecidos ou nulos, de onde emergem instintos e desejos inferiores, inspirando medo, ódio, desejo de poder culminando no ser sub-humano – o homem retrógrado.

Você não está entendendo o que está acontecendo no mundo hoje, de onde vem tanto ódio, agressividade, cegueira e fanatismo? Talvez a resposta esteja no desenvolvimento oculto da consciência humana e na Antroposofia.

Nota e tradução dos textos: Leonardo Maia


 RECEBA NOSSA NEWSLETTER:


 AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *