A recusa da verdade


A RECUSA DA VERDADE

Rudolf Steiner

Fonte: Antroposofìa, pedagogìa waldorf, pedagogìa curativa

Tradução livre: Leonardo Maia


A negação da verdade e fatos além da adaptação de justificativas infundadas e propagação de inverdades (fake news) é uma tendência hoje nas redes sociais… facilmente concebíveis através de um desfocalização do ponto central das questões e generalização de padrões de comportamento, como por exemplo generalizar a esquerda e a direita no âmbito político como justificativa para minhas afirmações, escolhas ou pejoração das ações do lado contrário.


Aqueles que ainda não reconhecem a gravidade da atual situação mundial também estão, em certo sentido, ajudando a preparar a encarnação de Ahriman. Muitas coisas na vida externa dão testemunho disso. A encarnação ahrimânica vai ser favorecida em grande medida se as pessoas não conseguem estabelecer uma vida espiritual livre e independente e lhe permite continuar enrolada na vida econômica ou política. Pois o poder ahrimânico tem tudo a ganhar se a vida espiritual se mistura ainda mais estreitamente com estas outras esferas. Para o poder ahrimânico uma vida espiritual livre significaria uma espécie de escuridão, e o interesse das pessoas por ela, um furioso fogo abrasador. O estabelecimento dessa vida espiritual livre é essencial para que possa ser adotada a atitude certa, a relação certa, diante da encarnação de Ahriman no futuro.

Mas ainda há uma forte tendência hoje a esconder os fatos. A grande maioria das pessoas coloca um véu sobre as coisas; recusam-se a vê-las como são realmente e deixam-se enganar por palavras que não têm conexão com a realidade. E muito muitas vezes, os esforços para se esquivar a realidade são descritos como ” honesto ” e ” bem intencionado “.

Rudolf Steiner


ESTAMOS DE VOLTA!!!

A base e os conteúdos estão disponíveis novamente. 

Após o ocorrido, resolvi fazer uma campanha para abrir o acesso e enviar os todos os conteúdos para todos os usuários da Biblioteca. Para isso precisamos de 150 doadores de R$ 50,00 mensais. Se você acha esse trabalho importante e quer ajudar:


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *