A REDUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA


A REDUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA

Rudolf Steiner

Fonte: Trecho da GA 177 – “A queda dos Espíritos das Trevas”


Que forças podem estar atrás dos impulsos destrutivos que se manifestam hoje? A alienação e o egoísmo levam à agressividade e perda do sentido humanitário… quando perdemos a cabeça, Ahriman tem acesso ao homem e a seus pensamentos.


“As pessoas não percebem quando as coisas ficam potencialmente assustadoras e terríveis. Muitas pessoas perdem a cabeça. Que tipo de momentos são esses nos eventos mundiais quando a única maneira de descrevê-los é confessando que perdemos o juízo? São momentos em que Ahriman e seus companheiros ganham acesso à raça humana e aos pensamentos humanos. Enquanto as pessoas zelarem por suas mentes conscientes e sua consciência não estiver de forma alguma turva ou inativa, nem Ahriman nem Lúcifer terão acesso a ela. Mas quando não está totalmente ativo e é necessário usar a frase “Eu perdi a cabeça”, esse é o momento em que Ahriman e seus companheiros entram em cena.

As coisas que acontem em nosso tempo e nos levam ao caos não são apenas ações humanas, mas, acima de tudo, as ações de espíritos arimânicos que buscam obter acesso reduzindo a consciência humana.

Essas coisas devem ser levadas a sério; eles devem ser vistos como realidades concretas e não meramente como formulações abstratas. Essas coisas devem ser levadas a sério; elas devem ser vistos como realidades concretas e não meramente como formulações abstratas. Pessoas que nada sabem sobre isso podem rir quando alguém diz que Ahriman teve acesso à evolução humana.

Certamente não podemos dizer que os julgamentos, ideias e noções que se encontram na superfície nos últimos anos mostram algum grau de maturidade e isto não deve ser subestimado. As pessoas não percebem que algo está se enraizando profundamente em um determinado solo.

Hoje, em toda parte, nos deparamos com a necessidade de alertar com toda a seriedade para que olhem para as origens, para ver como as coisas se relacionam, para buscar realidades e não para o modo como as coisas parecem na superfície.

Considerando o nível de educação incrivelmente superficial, não é nada surpreendente que as pessoas sejam capazes de entender e ter uma opinião sobre tudo. As pessoas acham muito difícil admitir que não podem julgar uma questão e precisam obter uma base para seu julgamento antes de dar uma opinião. Na verdade, quase nunca lhes ocorre que é necessário ter uma base para formar uma opinião.

Repetidamente, é preciso estar realmente claro em nossas mentes que o tempo presente está literalmente nos desafiando a cada hora, na verdade a cada minuto, para acordarmos. A antroposofia como ciência do espírito só pode ser entendida por quem consegue perceber que se pede à humanidade uma decisão clara. Ou o espírito é compreendido ou o caos continua.”

Rudolf Steiner – Trecho compilado da GA 177 (“A queda dos Espíritos das Trevas”)

Tradução Livre: Leonardo Maia


Participe do evento:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO, DE UMA PERSPECTIVA OCULTA, NA CONSCIÊNCIA HUMANA?

– Alienação, egoísmo e perda do sentido humanitário: o caminho para o Reino Sub-Humano –

Datas: 2 a 5 de agosto
Horário: 19:30 às 21:30 (aproximadamente)
Valor total: R$ 200,00 (todos os encontros)
Informações e Inscrições: https://www.sympla.com.br/o-que-esta-acontecendo-de-uma-perspectiva-oculta-na-consciencia-humana__1278427


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *