A televisão e o déficit de atenção


A TELEVISÃO E O DÉFICIT DE ATENÇÃO

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Tirem as crianças da frente da TV. Pesquisadores descobriram que cada hora passada diante da televisão faz com que crianças em idade pré-escolar aumentem suas chances de desenvolver problemas de déficit  de atenção mais tarde.

Os resultados atestam que a TV pode diminuir os níveis de atenção das crianças e apoiam a recomendação da Academia  Americana de Pediatria, segundo a qual crianças com menos de dois anos  não devem assistir a programas de televisão.

“Existem milhares  de motivos para que as crianças não vejam TV. Estudos anteriores  mostraram que o hábito está associado a obesidade e agressividade  infantil”, afirma Dimitri Christakis, pesquisador do Centro Médico  Regional de Seattle. O resultado do estudo conduzido pelo doutor  Christakis foi divulgado na edição de abril da revista Pediatrics,  publicada pela Academia Americana de Pediatria.

Foram  pesquisadas 1.345 crianças de um a três anos de idade. De acordo com  informações fornecidas pelos pais, aproximadamente 36% das crianças de  um ano não assistiam nunca à TV, enquanto 37% assistiam de uma a duas  horas por dia e por isso possuiam um aumento de 10 a 20% de chances de  desenvolverem problemas de atenção. Nas crianças de três anos, apenas 7% não viam TV e 44% assistiam de uma a duas horas por dia. O resultado da pesquisa sugere que o hábito de ver TV superestimula e modifica o  desenvolvimento normal do cérebro de uma criança. Entre os riscos  encontrados estão dificuldade de concentração, impulsividade,  impaciência e confusão mental.

Os pesquisadores não se  preocuparam em saber que programas as crianças assistiam, pois, segundo  Christakis, o conteúdo não é o culpado pelos danos causados ao cérebro. O problema é a rápida superposição de elementos visuais, típica dos  programas de TV. “O cérebro de uma criança se desenvolve muito  rapidamente durante os primeiros três anos de vida. Ele está realmente  sendo ‘conectado’ neste tempo”, diz o pesquisador. O estímulo excessivo  durante este período em particular pode criar mecanismos danosos à mente da criança.


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