A verdade como doutrinação e imposição

A VERDADE COMO DOUTRINAÇÃO E IMPOSIÇÃO

Leonardo Maia


A Verdade baseada em qualquer aspecto que não seja a própria conscientização individual da mesma deve ser considerada apenas como mera possibilidade ou uma ilusão. Pois por mais próxima que seja a verdade, ela é a dissolução da concepção individualizada. A concepção real dela só é possível a partir da própria individualidade.


Hoje vemos uma gama enorme de pessoas tentando trazer sua visão de mundo, mas não como uma exposição de seu ponto de vista, mas como uma imposição, uma doutrinação. Existe uma necessidade de desvalidar qualquer outro ponto de vista ou visão de mundo que não se alinhe com sua visão.

É interessante notar que na grande maioria das vezes não é sua visão do mundo que é egocêntrica, pois quem não permite que o outro indivíduo pense por si próprio geralmente se conecta à verdade da mesma forma que quer que o outro abraçe sua “verdade”, por uma espécie de doutrinação e acaba se conectando padrões coletivos de pensamento… o que é egocêntrico é a sua necessidade de estar certo.

Esse tipo de “doutrinador”, muito comum nas redes sociais, tem grande dificuldade de diálogo, pois defende a unhas e dentes sua ideologia e, ao ser questionado em relação a algum ponto, ao invés de aprofundar seu pensamento em busca da resposta ou justificativa, agride, se defende, faz ataques pessoais e muitas vezes se utiliza de desonestidade intelectual… ignorando todo ou qualquer ponto desconexo de seu pensamento.

Ele não tem uma ideologia específica, pode ser qualquer uma… mas lida com as outras visões de mundo como: “Todos contra a verdade” – onde a verdade é seu próprio ponto de vista. Isto quando seu ponto de vista não é realmente seu, mas sim abraçado por doutrinação, simpatia ou por ser aquele que pode lhe trazer mais benefícios pessoais.

Geralmente, este perfil costuma ter uma visão de mundo padronizada, partindo de uma consciência coletiva – seu perfil forma de pensar é igual ao de um grupo enorme de pessoas – que tendem a reprimir a liberdade e têm pouco ou nenhum respeito por ideologias diferentes, por isso têm dificuldade ao diálogo, pois o respeito e a liberdade de pensamento é a base para o diálogo saudável.

Lembre-se: A Verdade baseada em qualquer aspecto que não seja a própria conscientização individual da mesma deve ser considerada apenas como mera possibilidade ou uma ilusão. Pois por mais próxima que seja a verdade, ela é a dissolução da concepção individualizada. A concepção real dela só é possível a partir da própria individualidade.


APOIE ESTE TRABALHO:


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *