Além do julgamento pessoal, opinião e conceitos


ALÉM DO JULGAMENTO PESSOAL, OPINIÃO E CONCEITOS

Rudolf Steiner – O Desenvolvimento Interior do Homem

Fonte: SYN – Antroposofia Para Todos


“O entendimento deve tomar o lugar da crítica.”


Para o desenvolvimento da alma, é necessário que se adquira uma certa maneira definida de julgar o próximo. É difícil atingir uma atitude acrítica, mas a compreensão deve tomar o lugar da crítica.

Suprime o avanço da alma se você confrontar seu próximo imediatamente com sua própria opinião. Precisamos ouvir o outro primeiro, e essa escuta é um meio extraordinariamente eficaz para o desenvolvimento dos olhos da alma. Qualquer um que chegue a um nível mais alto nessa direção deve-se a ter aprendido a abster-se de criticar e julgar a tudo e a todos.

Como podemos olhar de maneira compreensiva para o ser de alguém? Não devemos condenar, mas entender a personalidade do criminoso, entender o criminoso e o santo igualmente bem. A empatia por tudo e por todos é necessária e é isso que significa “ouvir” oculto e superior. Assim, se uma pessoa se coloca com autocontrole severo a ponto de não avaliar seu semelhante, ou o resto do mundo, ser capaz de ir além de seu julgamento pessoal, opinião e conceitos e, em vez disso, permitir que essa força trabalhe nele interiormente em silêncio, ele tem a chance de obter poderes ocultos.

Cada momento durante o qual uma pessoa se torna determinada a abster-se de um pensar maligno sobre o seu próximo é um momento de enorme ganho.⠀

Rudolf Steiner – GA 53 – O Desenvolvimento Interior do Homem – Berlim, 15 de dezembro de 1904⠀


APOIE ESTE TRABALHO:


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *