CADA TEMPO PEDE UMA ATUAÇÃO ESPECÍFICA


CADA TEMPO PEDE UMA ATUAÇÃO ESPECÍFICA

Leonardo Maia


O “ódio nacional entre as nações” se interiorizou para dentro das próprias Nações, algo como uma manifestação microcósmica da “Guerra de Todos contra Todos”. A polarização refletida hoje – principalmente política – é como uma interiorização do conflito entre as nações para dentro de si mesmas. Uma guerra entre seus próprios povos…


Steiner, através da Antroposofia, sempre alertou sobre o fato da “observação da realidade viva”, pois a dinâmica do cosmos e da evolução metamorfoseiam os processos no tempo, portanto, as forças que atuam com maior intensidade variam a cada momento ou época.

Dessa “integração entre o pensamento e a realidade objetiva” é que somos capazes de ter uma atuação mais consciente, com “presença de Espírito”.

Com essa perspectiva podemos observar que, na época de Steiner, ele estava profundamente preocupado com um impulso crescente do “ódio nacional entre as nações”, o qual culminou na 2ª Guerra Mundial e no Holocausto. Que metamorfoses teria sofrido tal impulso na atualidade?

Vou colocar dois aspectos que valem a pena ser analisados: um de expansão e outro de interiorização. Sabe-se que existem seres que atuam na esfera da Nação, dos Povos, os chamados por Steiner de “Folk Spirits” que são da Hierarquia dos Arcanjos.

Primeiro vamos considerar a metamorfose desse impulso do “ódio nacional entre as nações”: ele se interiorizou para dentro das próprias Nações, algo como uma manifestação microcósmica da “Guerra de Todos contra Todos”. A polarização refletida hoje -principalmente política – é como uma interiorização do conflito entre as nações para dentro de si mesmas. Uma guerra entre seus próprios povos… por enquanto ideológica, porém com eclosões que demonstram uma potencialidade para manifestação física.

No aspecto de expansão, observe que tal polarização e conflito interno está acontecendo em praticamente todas as nações, principalmente nas nações com as características políticas, sociais e econômicas contemporâneas. Algo como um conflito interno nacional globalizado, com as mesmas características em todos os lugares .

Aqui, vale mencionar que Ahriman é da Hierarquia dos Arcanjos atrasado, ou seja, possui certas potencialidades de um Arqueu, que o capacita para uma atuação mais vigorosa no ser humano na esfera da coletividade. Perceba que as características da polarização são padronizadas, apenas com fracas nuances da Alma do Povo singular, ou seja, o impulso mais elevado, de maior influência e que culmina na polarização ideológica e social é o mesmo sobrepondo até mesmo, as características da Alma do Povo individual, subjugando o Arcanjo regular (vide a globalização).

Por outro lado, temos a atuação de Lúcifer, que é da esfera dos Anjos e também atrasado, ou seja, possui algumas potencialidades da Hierarquia dos Arcanjos. A atuação da Hierarquia dos Anjos é na esfera individual, onde na característica de Lúcifer, estimularia nossa desconexão com a realidade terrena, impulsionando nossa consciência individual para fora da Terra. E sua potência Arcangélica, o torna passível de atuação coletiva, ou seja, ele atua nas consciências individuais de todos os seres humanos.

Cada tempo pede uma ação específica. Aqui eu trouxe uma observação pessoal da metamorfose do impulso do “ódio nacional entre as nações” para a polarização política e social globalizada.

Que caminho deveríamos tomar? O que poderia ser feito?

Bom, segundo a perspectiva da evolução da humanidade segunda a Antroposofia, temos que ter uma atuação consciente na atual época (Era da Consciência) conectada aos Impulsos Crísticos. Mas não se trata de um discurso intectual, mas de uma atuação e pensamentos vivos, conscientes. Os seres humanos que seguirem no caminho regular da evolução, trarão em si, na próxima encarnação terrestre (Júpiter) o sentimento de empatia superior enquanto a humanidade atrasada será egoísta, indiferente ao sofrimento alheio e animalizada.

Sempre que absorvermos um pensamento, contemplarmos a realidade e, principalmente, atuar no mundo devemos perguntar se aquilo que emerge do nosso íntimo busca a dignificação de todos os seres humanos e está permeado do amor ao próximo e à humanidade como um todo ou não, esta será a indicação do caminho que estamos tomando.

Valorizo a vida?
Respeito o próximo?
Meu conceito de liberdade está atrelado ao bem coletivo ou ao apenas ao meu ideal egoísta?

“Minhas ações e decisões são boas para mim, para o próximo e para o mundo?”

Leonardo Maia

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

GA 121 – A Missão da Alma dos Povos (leituras 1 e 2)
GA 191 – Lúcifer e Ahriman
GA 346 – Apocalipse Moderno

Disponíveis no NÚCLEO DE PESQUISA ANTROPOSÓFICO:

https://bvapremium.com.br/


Curso online: LÚCIFER E AHRIMAN NA ATUALIDADE

Participe: https://www.sympla.com.br/lucifer-e-ahriman-na-atualidade__1165042


NÚCLEO DE PESQUISA ANTROPOSÓFICO:

Última conferência publicada: O Ser Humano como Ser de Vontade (GA 191 – Lúcifer e Ahriman, 09/11/1919)

Próxima conferência: Anjos, Espíritos dos Povos e Espíritos do Tempo (GA 121 – A Missão da Alma dos Povos, 07/06/1910)

Acesse: https://bvapremium.com.br/


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *