Como falar com as crianças

COMO FALAR COM AS CRIANÇAS

Renata Ignácio Keller

Fonte: Criança Querida  / Editora Antroposófica – clique e adquira

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“Um bom exemplo é o melhor sermão…”

Benjamin Franklin

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Quanto menor é a criança, menos ela obedece ao adulto. Podemos dizer mil vezes a uma criança: “Faça isto, fique quieta, faça aquilo?, e é como se nada tivéssemos dito. A criança pequena não age porque nós mandamos, porque quer ser uma menina boazinha”, mas de forma totalmente impulsiva inconsciente. Conforme as forças formativas estão trabalhando em seu interior, em um movimento rítmico, a criança age para fora, ora pulando, ora deitando no chão, ora juntando pedrinhas no bolso e, na mesma hora, já despejando tudo no chão. “Não faça isso, filhinha!”, “Pare de pular, Joãozinho!”.

Os adultos gritam muitas vezes irritados com essa atividade constante e com sua impotência em comandar os pequeninos como querem. O fato é que as crianças não têm capacidade de compreender o porquê do permitido e do proibido.

Mas, como é que nós podemos trazer ordem a esse caos? Que podemos fazer para que as crianças arrumem seus brinquedos, sentem-se para as refeições ou entrem em casa depois de brincar lá fora? A palavra mágica é “imitação”. Nada podemos conseguir com as crianças pequenas, principalmente com as menores de quatro anos, senão dando o exemplo, fazendo antes para que a criança possa nos imitar. Se eu pegar um pauzinho e colocá-lo na cesta, a criança que está ao meu lado vai imitar esse gesto imediatamente. Se eu ainda acompanhar esses gestos com músicas ou versos rítmicos, então a criança vai imitar-me com mais prazer.

Com as crianças acima de três ou quatro anos, já podemos conversar de maneira diferente. Uma pequena parte daquela força formativa, que permeava por inteiro o corpo da criança antes dos três anos, libertou-se do físico e vive agora em sua alma, como fantasia infantil. Nessa idade, de três a cinco anos, a criança brinca realmente, mas sem persistir muito tempo na mesma brincadeira. Seu brincar é leve, dançando, transformando tudo. Um pauzinho pode ser uma boneca que ela abraça carinhosamente; logo depois, já joga no chão porque viu outra coisa mais interessante: uma casca de coco que lhe serve de chapéu; ela é soldado e anda contando, marchando pela sala. Quando tira o coco da cabeça, ela acha pedrinhas que põe em sua panelinha, para fazer comida para seus filhinhos, e assim por diante.

A fantasia da criança não conhece limites, pinta um quadro atrás do outro, conta uma história. Se quisermos conversar com uma criança desta idade, temos de entrar no seu mundo movimentado. E isso às vezes é muito difícil, pois nossa cabeça já está dura, não temos idéias. Perto da fantasia das crianças, nossas idéias parecem uma pedra cinzenta ao lado de uma borboleta. Mas, com crianças dessa idade, temos de pôr nossa cabeça em movimento, temos de desenvolver nossa fantasia. Os melhores professores para isso são as próprias crianças.

Por exemplo: um grupo de crianças montou uma gruta no meio de uma floresta, com galhos de árvores e pedras. No meio da floresta, as crianças puseram muitos bichinhos de madeira e, na gruta, esconderam os anões. Chegou a hora de arrumar. Então, em vez de dizermos: “Crianças, vamos arrumar, está na hora!”, vamos falar assim: “Você, Gabriel, é o pastor que leva todos os animais para o estábulo. Já está de noite, eles precisam ir embora para descansar. E os anões já trabalharam muito dentro da montanha, vamos leválos para sua casa. Agora, temos que chamar um lenhador. Você, José, quer ser o lenhador que põe toda esta madeira no seu caminhão?”. E assim, sem interromper a brincadeira das crianças, podemos levá-las a fazer aquilo que precisa ser feito para seguir o ritmo do dia, neste caso, arrumar.

Outro exemplo: todas as crianças estão sentadas numa rocha no chão, ouvindo histórias, mas Carlos está fazendo caretas para um, beliscando o outro, rindo à toa. Dizemos então para ele: “Que macaquinho está aqui dentro da sala! Vá depressa até a porta e solte esse macaquinho, para ele poder pular lá na floresta. Aí você traz o Carlos, tá? Ele pode ficar aqui na roda, mas o macaquinho, não!”. Vamos com o Carlos até a porta, pedimos para que o macaco volte para a floresta e voltamos com o Carlos para a roda. Temos de aprender a falar em imagens. Podemos aprender isso da nossa própria linguagem, se observarmos um pouco quantas imagens usamos inconscientemente.

Outra fonte de imagens são os contos de fadas: eles não descrevem acontecimentos reais, mas são imagens que espelham o que se passa dentro da alma humana. O príncipe e a princesa, o lenhador, a madrasta, o caçador, são imagens para qualidades de nossa alma. Todas as pessoas têm dentro de si uma princesa ou príncipe e todos conhecem também o dragão, aquela força escura, explosiva, descontrolada, inconsciente, que ás vezes ameaça devorar a princesa, nosso ideal mais puro, mais íntimo. Também conhecemos o que significa perder-se na floresta e não achar o caminho de casa. As crianças compreendem estas imagens de uma forma direta. Eles vivem em imagens. Podemos, então, dizer para um menino que chuta, bate, esperneia, descontroladamente: “Pedro, segure as rédeas, seu cavalo está disparado. Você precisa segurar mais seu cavalo, sendo um bom cavaleiro”. Esta imagem vai tocá-lo muito mais profundamente do que se eu disser simplesmente: “Pare com isto! Bater é feio”, etc.

Renata Ignácio Keller:  Criança Querida o dia a dia das creches e jardins de infância. Editora Antroposófica – clique e adquira

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