Cristianismo: Obscurecimento X Ascensão


CRISTIANISMO: OBSCURECIMENTO X ASCENSÃO

Rudolf Steiner – GA 100

Tradução livre e nota: Leonardo Maia


Segundo Rudolf Steiner, na quinta era da civilização, o Cristianismo tem que resistir aos mais severos testes, pois pensamento materialista obscurece e esconde as verdades espirituais do Cristianismo – como pode ser observado em vários aspectos do fundamentalismo religioso hoje. A ilusão luciférica alicerçada no fanatismo fundamentalista é uma das formas pelas quais a cultura arimânica é promovida e é missão da Antroposofia iluminar os verdadeiros impulsos Solares (Crísticos) preparando o caminho para a re-espiritualização da humanidade. Isto não pode ser obscurecido nem relativizado. Pergunte a si mesmo com honestidade: Como entusiasta da Antroposofia, minhas ações e decisões fortalecem os impulsos fundamentalistas religiosos direta ou indiretamente?

Leonardo Maia


Na quinta era da civilização, em que vivemos agora, o homem foi ainda mais longe no domínio do mundo exterior. Em nossa época, o Espírito desceu mais profundamente na matéria. Essa descida tinha que acontecer se a humanidade quisesse progredir; somente quando o Espírito desceu totalmente à matéria pode começar seu “reascent” (voltar a ascender). Em nossa época, temos um grande desenvolvimento da ciência e com sua ajuda podemos controlar as várias forças da natureza. Nos tempos antigos, quando os homens moíam o milho da maneira mais primitiva entre duas pedras, eles não precisavam despender muito poder mental para satisfazer suas necessidades simples, mas as coisas agora são bem diferentes. Pense no imenso gasto de esforço mental necessário para satisfazer as necessidades materiais do homem moderno. Temos locomotivas, navios a vapor, telefones, luz elétrica. Uma quantidade imensa de poder mental foi incorporada à matéria nessas coisas, mas os interesses espirituais dos homens aqui passam inteiramente para segundo plano. Assim, vemos que todo o desenvolvimento da humanidade na Época pós-Atlante significou uma descida do espírito humano à matéria. Mas o propósito dessa descida é a conquista da matéria, esse grande oponente do Espírito; pois após a descida mais profunda, uma ascensão à vida espiritual consciente deve começar agora.

É o poder do Cristianismo que deve promover a ascensão. A estrela do cristianismo apareceu na quarta era da civilização, muito antes de o ponto mais profundo da curva descendente ser alcançado. Cristo Jesus apareceu como a grande Personalidade que trouxe à humanidade o poder que mais tarde a capacitaria a se elevar ao Espírito. Todas as idades anteriores da civilização também podem ser vistas como uma preparação para o Cristianismo. Na quinta era da civilização, o Cristianismo tem que resistir aos mais severos testes, pois o pensamento materialista obscurece e esconde as verdades espirituais do Cristianismo. Na sexta era, o Cristianismo unirá a humanidade em um grande vínculo de fraternidade, e a Ciência Espiritual ou Antroposofia deve ser vista como o mensageiro desta era vindoura, pois está preparando o caminho para a espiritualização da humanidade. Os ensinamentos dados à humanidade no Cristianismo são tão profundos, tão cheios de sabedoria, que nenhuma religião do futuro será capaz de substituir ou suplantar o Cristianismo. Será possível para o Cristianismo se adaptar a todas as formas de civilização no futuro.

Rudolf Steiner – GA 100

NOTA DE LEONARDO MAIA:

Segundo Rudolf Steiner, na quinta era da civilização, o Cristianismo tem que resistir aos mais severos testes, pois pensamento materialista obscurece e esconde as verdades espirituais do Cristianismo – como pode ser observado em vários aspectos do fundamentalismo religioso hoje. A ilusão luciférica alicerçada no fanatismo fundamentalista é uma das formas pelas quais a cultura arimânica é promovida e é missão da Antroposofia iluminar os verdadeiros impulsos Solares (Crísticos) preparando o caminho para a re-espiritualização da humanidade. Isto não pode ser obscurecido nem relativizado. Pergunte a si mesmo com honestidade: Como entusiasta da Antroposofia, minhas ações e decisões fortalecem os Impulsos fundamentalistas religiosos direta ou indiretamente?


 RECEBA NOSSA NEWSLETTER:


 AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *