Entenda como a pedagogia Waldorf gera adultos mais criativos

ENTENDA COMO A PEDAGOGIA WALDORF GERA ADULTOS MAIS CRIATIVOS

Fonte: www.mundowaldorf.com.br – clique e conheça

0 0 0 0 0 1

Inscreva-se em nosso site e receba informações sobre os trabalhos da Biblioteca:

inscreva se

linha

A pedagogia Waldorf representa um modelo educacional valioso para a estimulação da criatividade das crianças e para gerar adultos criativos, habilidade que é essencialmente importante de ser desenvolvida até a idade adulta, uma vez que representa característica primordial para que a pessoa consiga lidar melhor com surpresas e encontrar soluções inovadoras, o que será altamente valorizado no ambiente laboral dos mais diversos setores corporativos.

Através de uma visão diferenciada sobre a dinâmica pedagógica das crianças, essa técnica defende, principalmente nos primeiros 7 anos de vida – ou o primeiro setênio – que as crianças devem brincar bastante e, mais importante, com brinquedos que realmente as auxiliem pedagogicamente. E isso inclui o uso reduzido de brinquedos tecnológicos e maior estimulação ao uso de brinquedos mais simples, como os de madeira, os livros de estórias, as bonecas confeccionadas de forma artesanal, entre outros.

Descubra nesse post qual a importância da pedagogia Waldorf para a geração de adultos mais criativos e aprenda uma maneira mais inteligente e eficiente de educar os seus pequenos. Não deixe de ler!

Brinquedos simples

Imagine um vídeo de animação que já vem pronto em computadores e celulares. Apesar de conter uma estória rica em cores e sons, acaba limitando a capacidade de criação e imaginação da criança. Ela vê, ouve e deve compreender aquele determinado enredo, com personagens e ambientes já delimitados, o que minimiza suas chances de extrapolar sua imaginação e capacidade de criação.

É por esse motivo que os brinquedos mais simples, além de auxiliarem em outras questões – como a coordenação motora e a socialização -, ainda estimulam a imaginação e a criatividade nos pequenos, permitindo à criança criar suas próprias estórias, imaginar seus próprios personagens e cenários.

O resultado? Adultos com maior capacidade de abstração, mais criativos e intelectualmente desenvolvidos.

Atividades mais lúdicas

Enquanto brinquedos altamente tecnológicos prejudicam a interação entre as crianças, uma vez que mostra ser uma atividade pouco dinâmica por prender excessivamente a atenção da criança, os brinquedos que seguem a pedagogia Waldorf possibilitam atividades mais lúdicas e dinâmicas, permitindo maior troca de informações e experiências.

As bonecas Waldorf, por exemplo, possuem traços mais suaves e esboço corporal mais simples. Isso permite que a criança use e abuse da sua imaginação para representar as bonecas em personagens variados conforme contextos diferenciados.

Livros de histórias infantis também são uma ótima opção para estimular a criatividade e a imaginação, pois contêm imagens e cores, além de histórias emocionantes e curiosas.

Vários outros brinquedos baseados na pedagogia Waldorf contribuem para o desenvolvimento de crianças e adultos mais criativos, pois o dinamismo e a interatividade que proporcionam acabam por desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração que, aos poucos  – porém continuamente, vão sendo aprimoradas com a idade.

Maior contato com a natureza

Um dos brinquedos baseados na pedagogia Waldorf, as bonecas artesanais, são feitas com materiais naturais, como o algodão, o feltro de lã, a lã de carneiro, além de serem pintadas à mão. Essas características possibilitam os primeiros contatos da criança com os recursos naturais, o que será importante para que ela desenvolva a consciência ecológica, descubra que é possível criar a partir da natureza, elevando suas habilidades criativas sem deixar de lado a sustentabilidade.

Atividades de lazer e entretenimento em ambientes mais naturais, divertimento com brinquedos menos tecnológicos e um maior contato com a natureza são propostas que devem ser implementadas na rotina das crianças, pois ao mesmo tempo que aumentam a comunicação entre elas, levam ao desenvolvimento de adultos mais preparados para lidar com as surpresas, com pessoas, encontrar soluções inovadoras e de forma mais criativa e dinâmica.

Como incentivar o desenvolvimento da criatividade na infância

Para incentivar o desenvolvimento da criatividade a partir das técnicas da pedagogia Waldorf, é necessário que a criança se sinta parte desse ambiente e, para isso, a família deve carregar consigo uma rotina baseada em atividades mais naturais e ao ar livre, com tarefas de pintura, desenho, leitura, habituando-a à música, aos instrumentos musicais, etc.

Alem disso, vocês podem ir estimulando a criação de estórias desde cedo, a partir dos brinquedos Waldorf, para que a criança se habitue a esse pensamento e cresça acostumada a práticas menos tecnológicas e mais saudáveis.

linha

PRECISAMOS DE AJUDA PARA O DESENVOLVIMENTO DA BIBLIOTECA!!!

unlock 3

Ajude, apoie um trabalho com sentido:

Quero ajudar – clique aqui

linha

Leia também:

  • O limiar entre o respeito e a doutrinação do pensamento alheio O limiar entre o respeito e a doutrinação do pensamento alheio Fingers Pointing Each Other
  • A opinião que difere da minha A opinião que difere da minha
  • Conexão interna: Estamos distraídos Conexão interna: Estamos distraídos
  • Vincular uma tarefa ao seu destino Vincular uma tarefa ao seu destino
  • Jardim de sojas Jardim de sojas
  • Generalização: inquisição, escravidão e nazismo ocultos Generalização: inquisição, escravidão e nazismo ocultos
  • A tirania e o corrompimento da alma A tirania e o corrompimento da alma
  • Os véus da percepção Os véus da percepção

Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

http://www.antroposofy.com.br/forum/entenda-como-a-pedagogia-waldorf-gera-adultos-mais-criativos/