FANATISMO IDEOLÓGICO


FANATISMO IDEOLÓGICO

Leonardo Maia


“O volume e velocidade das informações leva o ser humano a passividade do pensamento, ou seja, a absorção inconsciente sem uma concepção verdadeira da realidade, o que pode produzir um fanatismo ideológico no indivíduo.”


O volume e velocidade das informações leva o ser humano a passividade do pensamento, ou seja, a absorção inconsciente sem uma concepção verdadeira da realidade, o que pode produzir um fanatismo ideológico no indivíduo.

Isso é alimentado pelas redes sociais, as quais criam bolhas de informações compartilhadas gerando uma imagem falsa da realidade em grandes grupos, potencializando o processo.

A dinâmica contemporânea possui uma compressão do tempo que não permite a validação de tais informações devido ao seu volume e atualização em tempo real: temos que trabalhar um bombardeio de informações verdadeiras e falsas que geram realidades distorcidas: a pessoa vive numa ilusão luciférica de grupo (bolhas sociais) com pouco espaço para o atuar e pensar conscientes, ou seja o EU se afasta cada vez mais da realidade viva.

Isso gera uma enxurrada de pensamentos na mente individual que, pelo volume geram estresse e desgaste mental e físico, dificuldade de concentração e preocupação (tenho que pagar contas, cuidar da família, compromissos de trabalho e etc…). Isto tira o indivíduo da presença de Espírito (distanciamento do EU), enfraquecendo a percepção real do momento: rotinas mecanizadas com pouca participação do EU consciente.

Isso gera uma mecanização e padronização do pensamento e da concepção da realidade pré-estabelecidos por conceituações externas – culminando numa padronização do pensar e atuar coletivos com pouquíssima participação o EU e potencializando os fanatismos ideológicos (baseados nas diretrizes das informações que moldam minha pseudo-realidade).

Segue um trecho da GA 177:

“Com a alma humana se afastando cada vez mais do corpo, o corpo está cada vez mais em perigo de ser preenchido com outra coisa. A humanidade está enfrentando um destino em que o corpo pode ser preenchido com poderes arimânicos.

Corpos vazios a tal ponto que um poderoso espírito ahrimanico pode viver neles. Você encontrará seres arimânicos. Os seres humanos não serão o que parecem ser. A pessoa individual estará bem no fundo, e externamente obterá uma imagem totalmente diferente.

Isso mostra a complexidade da vida por vir. É razoável dizer que haverá situações no futuro em que será difícil saber com quem se está lidando.

As pessoas que pensam que as ideias lúdicas os ajudarão a olhar para o futuro estão muito enganadas. Precisamos de ideias sérias e profundas para olhar para o futuro. A antroposofia não é um jogo, nem apenas uma teoria; é uma tarefa que deve ser enfrentada em prol da evolução humana.”

Rudolf Steiner – GA 177 (The fall of spirits of darkness)

por Leonardo Maia


Quer saber mais? Participe do evento:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO, DE UMA PERSPECTIVA OCULTA, NA CONSCIÊNCIA HUMANA?

– Alienação, egoísmo e perda do sentido humanitário: o caminho para o Reino Sub-Humano –

Datas: 2 a 5 de agosto
Horário: 19:30 às 21:30 (aproximadamente)
Valor total: R$ 200,00 (todos os encontros)
Informações e Inscrições: https://www.sympla.com.br/o-que-esta-acontecendo-de-uma-perspectiva-oculta-na-consciencia-humana__1278427


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *