FORTALECIMENTO DA VONTADE


FORTALECIMENTO DA VONTADE

Rudolf Steiner

Fonte: Anthroposophical Inspirations

Tradução Livre: Leonardo Maia


O conhecimento superior é atingível apenas pela dor: a superação da letargia através da determinação ferrenha e vontade inabalável.


Em nosso tempo é perfeitamente possível, através da autodisciplina interna e do treinamento da vontade, levar em conta o desenvolvimento que é por outro lado deixado à educação e às experiências da vida. A personalidade de alguém pode ser fortalecida treinando a vontade. Pode-se, por exemplo, dizer a si mesmo: Dentro de cinco anos, adquirirei um novo hábito e, durante esse tempo, concentrarei toda a minha força de vontade em alcançá-lo. Quando a vontade é treinada dessa maneira, por uma questão de perfeição interior, então a pessoa solta, sem práticas ascéticas, a alma-espiritual da natureza corpórea.

A primeira descoberta, quando esse treinamento da vontade é realizado em prol do aperfeiçoamento pessoal, é que é necessário um esforço contínuo.

Todo dia algo deve ser alcançado internamente. Muitas vezes é apenas uma pequena conquista, mas deve ser perseguida com determinação ferrenha e vontade inabalável.

Muitas vezes, é o caso de se recomendar, por exemplo, um exercício como concentração a cada manhã sobre um determinado pensamento, que as pessoas embarquem com entusiasmo ardente. Mas isso não dura muito, pois a vontade diminui e o exercício se torna mecânico, porque a energia forte, que é cada vez mais necessária, não é iminente.

A primeira resistência a ser superada é a própria letargia; então vem a outra resistência, que é de natureza objetiva, e é como se alguém tivesse que lutar por por seu caminho em um denso bosque. Depois disso, chega-se à experiência que dói porque o pensamento, que gradualmente se torna forte e vivo, encontra seu caminho no ritmo do mundo externo e começa a perceber a direção do espaço – de fato, percebe o que está vivo.

Descobre-se que o conhecimento superior é atingível apenas pela dor.

Rudolf Steiner


ESTAMOS DE VOLTA!!!

A base e os conteúdos estão disponíveis novamente. 

Após o ocorrido, resolvi fazer uma campanha para abrir o acesso e enviar os todos os conteúdos para todos os usuários da Biblioteca. Para isso precisamos de 150 doadores de R$ 50,00 mensais. Se você acha esse trabalho importante e quer ajudar:


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *