Guerra


SOBRE GUERRA E A REAÇÃO FALSA

Jiddu Krishnamurti

Fonte: Jiddu Krishnamurti – No Curso da Existência


“A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam…”

Erich Hartman


Pergunta: É natural que os homens devam se matar nas guerras?

Krishnamurti: Para descobrir se é natural ou não, você deve perceber se a guerra é essencial, se a guerra é o modo mais inteligente de resolver problemas políticos e econômicos. Você deve questionar todo o sistema que leva à guerra.

Ora, como eu disse, o nacionalismo é uma doença. O nacionalismo é usado como meio de explorar a massa. Ele é o resultado de interesses investidos. Por favor, pensem nisto e ajam individualmente. O nacionalismo, com seus governos separados, soberanos, que não consideram a humanidade como um todo e que se baseiam na distinção de classes e em interesses investidos – você acha que este nacionalismo é natural, humano, inteligente? Isto não é o resultado de exploração e instrumento para incitar pessoas a lutarem a fim de que poucos possam se beneficiar? Também, nós construímos uma necessidade psicológica de guerras, o que é a forma mais grosseira de estupidez.

Enquanto formos capazes de ser incitados pelo patriotismo, inevitavelmente permitiremos uma reação falsa, e daí surgem inumeráveis problemas.

Jiddu Krishnamurti


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:


 AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *