IDEAIS NACIONALISTAS: UM IMPULSO ANTICRÍSTICO PARA O DECLÍNIO DA HUMANIDADE


IDEAIS NACIONALISTAS: UM IMPULSO ANTICRÍSTICO PARA O DECLÍNIO DA HUMANIDADE

Rudolf Steiner – GA´s 177 e 198


O impulso mais anticrístico que veio à tona e ganhou um controle cada vez mais forte das mentes e emoções dos homens foi o do nacionalismo. Nada é mais projetado para levar a humanidade ao declínio do que a propagação de ideais de raça, nação e sangue e que continuam a ser preservados pelos poderes luciféricos e arimânicos.

Rudolf Steiner


“O impulso mais anticrístico de todos tomou efeito no século XIX. O primeiro impulso que veio à tona e ganhou um controle cada vez mais forte das mentes e emoções dos homens foi o do nacionalismo.

O Impulso Crístico em direção à humanidade universal foi completamente ofuscado pelo princípio do nacionalismo, porque a nova maneira de trazer esse elemento de humanidade universal não havia sido encontrada. O Impulso anticrístico surge primeiro e principalmente na forma do Nacionalismo.

Vemos uma revolta contra o Cristianismo no nacionalismo do século 19, que atingiu seu ápice na frase de Woodrow Wilson sobre a autodeterminação das nações, ao passo que a única realidade condizente com a época atual seria superar o nacionalismo, eliminá-lo, e para que os homens sejam movidos pelo impulso do Homem Universal.” (GA 198)

“Alguém que fala do ideal de raça e nação e de filiação tribal hoje está falando de impulsos que são parte do declínio da humanidade. Se alguém agora os considera ideais progressistas para apresentar à humanidade, isso é uma mentira. Nada é mais projetado para levar a humanidade ao declínio do que a propagação de ideais de raça, nação e sangue. Nada é mais provável de impedir o progresso humano do que proclamações de ideais nacionais pertencentes a séculos anteriores que continuam a ser preservados pelos poderes luciféricos e arimânicos. O verdadeiro ideal deve surgir do que encontramos no mundo do espírito, não no sangue.” (GA 177)

Fontes: Rudolf Steiner – GA 177 (Fall of the Spirits of Darkness), GA 198 (The blood relationship and the Christ relationship)

Tradução Livre: Leonardo Maia


Quer saber mais? Participe do evento:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO, DE UMA PERSPECTIVA OCULTA, NA CONSCIÊNCIA HUMANA?

– Alienação, egoísmo e perda do sentido humanitário: o caminho para o Reino Sub-Humano –

Datas: 2 a 5 de agosto
Horário: 19:30 às 21:30 (aproximadamente)
Valor total: R$ 200,00 (todos os encontros)
Informações e Inscrições: https://www.sympla.com.br/o-que-esta-acontecendo-de-uma-perspectiva-oculta-na-consciencia-humana__1278427


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *