O mundo espiritual e a mente intelectual moderna


O MUNDO ESPIRITUAL E A MENTE INTELECTUAL MODERNA

Rudolf Steiner

Fonte: Rudolf Steiner Quotes

Tradução: Leonardo Maia


Tudo o que se desenvolve como a vida intelectual sem ser absorvida pelo calor da alma, sem ser acelerada pelo entusiasmo, favorece diretamente as forças de Ahriman dentro de seus corações. O medo embalando as pessoas… 


Você não vê o número crescente de pessoas que, no momento presente, não querem qualquer ciência espiritual, nenhum conhecimento do espiritual?

Você não vê quão numerosos são as pessoas que as velhas forças da religião não dão qualquer estímulo interior? Religiosidade é uma questão de completa indiferença a um grande número de seres humanos hoje. Os antigos impulsos religiosos não significam nada para eles.

Eles não vão pensar sobre o que pode fluir em nossa civilização como uma nova vida espiritual. Eles resistem, rejeitam, considerám-la como a loucura, como algo inconveniente. Eles não se permitirão a ter qualquer coisa a ver com isso.

Mas, os seres humanos, tal como nós vivemos na Terra, somos realmente uma unidade. Nossa natureza espiritual não pode ser separada da nossa natureza física. Ambas trabalham juntas como uma unidade entre o nascimento e a morte. E mesmo se os humanos não percebam o espiritual através de suas faculdades da alma, o espiritual, sem embargo, se faz efetivo.

O mundo espiritual está fluindo em torno de nós. Ele está fluindo em nossa evolução terrestre. O espiritual existe realmente, só que as pessoas não estão dispostos a recebê-lo.

Mas mesmo se eles não aceitam o espiritual, ele existe! Paradoxalmente, porque muito do que é verdadeiro parece paradoxal para a mente moderna, aqueles que rejeitam o espiritual, atuam de forma inconscientemente perantes estas forças. Este é o segredo dessa marcha para o materialismo.

Isto deve vir ao conhecimento daqueles que admitem o fato de que, no futuro, as pessoas vão receber conhecimento espiritual consciente ou consumirão o espírito inconscientemente, e o entregarão nas mãos das potências luciféricas.

Certamente, as pessoas de nossos dias também têm uma vida espiritual, mas é puramente intelectual, sem relação com o mundo espiritual. Esta vida puramente intelectual é cada vez mais generalizada. No começo teve grande efeito principalmente nas ciências, mas agora também está levando a todos os tipos de maldades na vida social. Qual é o caráter essencial desta vida intelectual?

Qual a verdadeira relação dessa vida intelectual com os verdadeiros interesses dos seres humanos? Eu pergunto: Quantos professores você vê hoje, entrando e saindo das instituições de ensino superior e inferior, sem trazer qualquer entusiasmo interior para prosseguir a sua ciência, mas apenas como um meio de subsistência? Nesses casos, o interesse da alma não está diretamente relacionada com o exercício efetivo. O mesmo acontece mesmo na escola. Pense o quanto é aprendido nas várias fases da vida sem qualquer entusiasmo ou interesse real. No que está se tornando a vida intelectual externo para muitas pessoas dedicadas a ela? E quantos hoje são aqueles que são forçados a produzir uma massa de material intelectual que é então abandonada em bibliotecas ou apenas para conseguir diplomas…

Tudo o que se desenvolve como a vida intelectual sem ser absorvida pelo calor da alma, sem ser acelerada pelo entusiasmo, favorece diretamente as forças de Ahriman dentro de seus corações. O medo embalando as pessoas…

Rudolf Steiner


APOIE ESTE TRABALHO:

Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *