O PRIMEIRO ANJO DO ADVENTO – O ANJO AZUL


PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO – O ANJO AZUL


…e a aventura do Advento começa … a jornada em direção ao solstício de inverno, ao Natal e às Doze Noites Sagradas, durante as quais nos aprofundamos em nossa natureza interior durante a escuridão mais profunda do inverno – a época do ano em que as forças espirituais são as mais forte da terra.

(Hemisfério Norte)


Domingo, 1 de dezembro, inicia o Advento junto com a espera do Natal

Primeiro domingo – O anjo Azul

Como sabemos que o natal está chegando? Não o podemos perceber com os olhos, pois os dias e as noites decorrem como sempre e os homens vivem e se ocupam dos seus assuntos como de costume; não se pode ouvir com os ouvidos, pois são sempre os mesmos ruídos que ecoam: os Automóveis que passam, os aviões que pousam, as crianças que gritam…

E, no entanto, quatro semanas antes do natal acontece algo muito importante: um grande anjo desce do céu para convidar os habitantes da terra a preparar o natal; este anjo veste uma grande camada azul, tecida de silêncio e de paz. A maioria das pessoas não o percebe, pois eles estão muito ocupados em outras coisas, mas o anjo canta com voz profunda, e somente aqueles que tem o coração atento podem ouvi-lo.

O seu canto diz assim:

“O céu vem sobre a terra, Deus vem habitar o coração dos homens, prestem atenção: Abram a porta!!!”

E é assim que neste dia o anjo passa e fala a todos os homens, e aqueles que o ouvem se dispõem a preparar o Natal, cantando algumas músicas e acendendo velas…

Extraído do livro de Georg Dreissig “O Caminho do Advento.”

A Coroa do Advento

A coroa do Advento é um sinal importante deste tempo, o redondo cria harmonia, une, agrega. Faz-nos lembrar que vivemos em um mundo circular, onde os processos são cíclicos e se repetem ano após ano. Assim temos a oportunidade de transformação a cada ciclo.

Numa coroa de cipreste são colocadas quatro velas que serão acesas a cada domingo que antecede o Natal. Nestes momentos os adultos podem contar histórias para as crianças e aproveitar para montar o presépio.

Na primeira semana acendem-se a vela azul.Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).

Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgos e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etérico (elemento água).

Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal e sua ligação com o mundo anímico (elemento ar).

Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz se torna mais intensa, com a proximidade do nascimento de Jesus, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados Maria, José e os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).

A colocação de todos esses elementos requer uma atitude de veneração por parte do adulto que acompanha as crianças na montagem do Presépio. Essa atitude será percebida pelas crianças e trará calor e alegria a seus pequeninos corações.

– Informativo do Centro Educacional Waldorf Alecrim Dourado, ed. 14, 2004.


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:


JÁ FOMOS REMOVIDOS DA REDE POR DUAS VEZES ESSE ANO, AJUDAR A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Uma opinião sobre “O PRIMEIRO ANJO DO ADVENTO – O ANJO AZUL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *