Saúde: reflexo da consciência e da natureza em harmonia


SAÚDE: REFLEXO DA CONSCIÊNCIA E DA NATUREZA EM HARMONIA

Fonte: journals.openedition.org


Em nossa vida anímica, nós formamos determinados pensamentos e, como processos paralelos, se produzem fenômenos orgânicos.O que significa isso?O que aparece em nossos pensamentos reflete integralmente nos órgãos…

Rudolf Steiner


Quando nos deparamos com o fenômeno da vida, acontece algo completamente distinto. Se, no caso do mundo inorgânico, é preciso atravessar os sentidos para chegar ao conceito, no mundo orgânico o conceito permeia a manifestação física. Há um princípio ativo manifesto, algo totalmente diferente da realidade não viva e que não resulta apenas de leis externas, mas que interage com suas próprias leis formativas com a realidade.

A forma como Steiner sistematizou o método científico de Goethe implica no reconhecimento de três mundos, três formas de manifestação da Natureza: o mundo inorgânico, o mundo orgânico e o mundo da consciência (das Ideias). No mundo orgânico, Goethe reconheceu dois tipos fundamentais: um tipo vegetal e um tipo animal. O mundo da consciência se revela como constituinte particular do mundo humano. O homem é constituído pelos demais mundos (inorgânico e orgânico), mas ele os eleva a um grau superior de complexidade.

A possibilidade de uma ciência que traga harmonia interior ao ser humano em equilíbrio com a harmonia da própria natureza é a particularidade de destaque nesta abordagem. É nesta direção que o tratamento antroposófico leva às últimas consequências a meta da ciência goetheana: colocar, ambos, ser humano e natureza, em equilíbrio: Criar um mundo particularizado, trazer consciência à vida, só pode ser feito a partir de uma metamorfose da própria vida, que deixa de dar forma ao mundo físico, para passar a dar vida ao mundo consciente, espiritual.


ESTAMOS COM POUCOS APOIADORES!!!

Se você acha esse trabalho importante e quer ajudar:


Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *