TEOSOFIA E POLÍTICAS

ORÁCULO DA SENDA DO CONHECIMENTO – clique aqui


TEOSOFIA E POLÍTICAS

trecho de texto da UNITED LODGE OF THEOSOPHISTS

Tradução livre: Leonardo Maia


“Muito do que há de bom e de mal no mundo tem suas raízes no caráter humano. Segue-se, portanto, a necessidade dos homens reconhecerem em seus corações qual é o seu dever para com todos os homens.”


“Buscar reformas políticas antes de efetuarmos uma reforma na natureza humana é como colocar vinho novo em garrafas velhas. Fazei com que os homens sintam e reconheçam no mais profundo íntimo qual é o seu verdadeiro e real dever para com todos os homens, então todo abuso de poder, toda lei injusta da política nacional, baseada no egoísmo humano, social ou político, desaparecerá por si mesma. Tolo é o jardineiro que tenta arrancar as plantas venenosas de seu canteiro de flores, cortando-as da superfície do solo, em vez de arrancá-las pela raiz. Nenhuma reforma política duradoura pode ser alcançada com os mesmos homens egoístas à frente dos negócios como antigamente.” – Helena Blavatsky

Não se deve perder de vista que, embora a Teosofia não tenha nenhum papel a desempenhar na política como tal, é uma filosofia de vida abrangente que repudia estreiteza de todo tipo e pode fornecer a chave para o esclarecimento de todos os problemas, os teosofistas não podem se recusar a observar as questões sociais atuais ou os problemas da política nacional e internacional. Mas as soluções para esses problemas que a Teosofia ofereceria estariam, em muitos casos, quase inteiramente em desacordo com aquelas propostas pelos homens do mundo. Precisa-se de uma busca moral individual para uma atuação moral política.

Muito do que há de bom e de mal no mundo tem suas raízes no caráter humano. Segue-se, portanto, a necessidade dos homens reconhecerem em seus corações qual é o seu dever para com todos os homens.

Trecho de texto publicado na revista da UNITED LODGE OF THEOSOPHISTS

Tradução livre: Leonardo Maia

Agora, as interações e discussões os temas trazidos acontecerão no Grupo e no Canal da Biblioteca no Telegram – participe:

GRUPO: https://t.me/biblioteca_da_antroposofia

CANAL: https://t.me/bibliotecaantroposofia


 RECEBA NOSSA NEWSLETTER:


FAÇA UM PIX E AJUDE A MANTER A BIBLIOTECA NO AR:

Chave Pix – CPF: 026.322.796-07
Titular: Leonardo André Fonseca Maia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *