Os efeitos terapêuticos e curativos das mandalas

Julia Barany

mandala 8 do amor

Inscreva-se em nosso site e receba informações sobre os trabalhos da Biblioteca:

inscreva se

linha

“A palavra mandala, em sânscrito, significa círculo. Um círculo circunscrito em um campo quadrado, com subdivisões regulares, tendo um centro que irradia energia ou a concentra. Para fora ou para dentro, essa figura geométrica traz a magia da totalidade. Reproduz as leis do universo, o macro no microcosmo.

linha

Aparecem no mundo todo em diferentes versões, de acordo com a cultura e as crenças de cada lugar. A palavra “mandala”, em sânscrito, significa “círculo”.

Um círculo circunscrito em um campo quadrado, com subdivisões regulares, tendo um centro que irradia energia ou a concentra. Para fora ou para dentro.

Pintado, entalhado, salpicado com terras coloridas, areias, flores, pedras, dançado, esboçado no ar, essa figura geométrica traz a magia da totalidade.

Reproduz as leis do universo, o macro no microcosmo.

Na ordenação das energias numa mandala, a totalidade psíquica também é ordenada, a personalidade encontra o seu centro.

É possível produzir assim um novo centro, uma nova ordem, criando um novo mundo interno a partir de elementos conscientemente escolhidos, ou intuitivamente acolhidos. Um novo centro, ou o redescobrimento do seu centro verdadeiro.

Quando você cria sua mandala, você se dá a oportunidade de se acolher dentro de si mesmo.

Você se dá a oportunidade de integrar o seu eu no todo e refazer o caminho de volta para dentro.

Criar sua mandala é um processo de meditação profunda.

Você encontra aquele local sagrado em que se sente tranquilo porque acessou a sua integridade.

Sendo o círculo simbólico do mundo espiritual, combinado com o quadrado, símbolo do mundo material, você transita pelo plano cósmico, antropológico e divino.

Esse trânsito estimula a sua mente a equilibrar as emoções e ativa processos físicos ajudando a restabelecer a saúde plena.

“O círculo ou esfera, como um símbolo do “Self”, expressa a totalidade da psique em todos os seus aspectos, incluindo o relacionamento entre o homem e a natureza, ele indica sempre o mais importante aspecto da vida: sua extrema e integral totalidade.”, diz Marie Louise von Franz, discípula de Jung.

Assim, a mandala é o arquétipo da ordem, da integração e plenitude psíquica, proporcionando o processo de autocura e da individuação.

O princípio da sincronicidade é a ocorrência de dois fenômenos que aparentemente nada têm em comum, mas que revelam uma relação de sintonia, simultaneidade, não de causalidade. Um não poderia existir sem o outro. Um dá razão, dá significado ao outro. Algo semelhante acontece na astrologia. O seu mapa astral não é a causa de seus traços natos de personalidade, mas um retrato celeste de suas tendências e possibilidades. Algo semelhante acontece também na arte.

Toda manifestação artística de uma pessoa é a imagem que surge no espelho da sua alma. Assim o é também a sua mandala que você desenha, pinta, colore, constrói, canta, representa, brinca ou dança.

Não precisa ser artista. Basta voltar a ser criança.

linha

Oportunidade em São Paulo:

curso mandalas 2015

Na técnica específica que utilizamos neste curso, combinamos a criação da mandala, a pintura em aquarela e o desenho de formas, num recurso terapêutico agradável e eficiente.
Este curso tem a frequência de uma vez por mês. Entre uma aula e outra, você convive com sua mandala, trabalha um pouco nela, e isto faz parte do seu processo.
Começando da mandala no. 1, que é o todo, caminhamos até a mandala no. 7, percorrendo as sete etapas da criação.

Início: 27 de fevereiro
Investimento: R$ 180,00/aula
Frequência: 10 aulas, uma vez por mês, às sextas-feiras: 27/02, 13/03, 10/04, 08/05, 12/06, 14/08, 11/09, 09/10, 05/11, 04/12.
Horário: das 13h00 às 17h00
Local: R. Eng. Antonio Jovino, 164, apt. 13, Vila Andrade (próx. Shop. Jardim Sul)
Inscrições: fone: (11) 3501.9910 – (11) 99525.8218 (Júlia)
Email: jabarany@baranyeditora.com.br

linha

Vc acha relevante a divulgação destes conteúdos? A Biblioteca está com dificuldades para continuar seu trabalho. Precisamos de ajuda:



Quero ajudar – clique aqui!!!

linha

Sinta se o conteúdo faz sentido para você ou não para compartilhar:

 

http://www.antroposofy.com.br/wordpress/os-efeitos-terapeuticos-e-curativos-das-mandalas/